FRANÇA GUEDES


A equipe DEFESAS FISCAIS vem a público, fazendo uma exceção à sua já tradicional linha editorial, de nuance marcadamente impessoal, ao prestar suas homenagens a este que, antes e independentemente de consubstanciar-se na figura do grande profissional combativo, controvertido e bem-sucedido que em vida portou, surpreendentemente possuia verdadeiro Dom, por assim dizer, no trato diuturno com o extenso, volátil e multifacetado rol de suas amizades.

O Dom, tão peculiar ao ora homenagiado, era o da semeadura das amizades verdadeiras, que, a par de sua espontânea simpatia, despojamento e compaixão, em muito o fazia sobressair, notadamente ao considerar-se o meio selvagem e cruel em que viveu e labutou.

Trata-se do recém-partido e, desde já, saudoso Doutor Francisco das Chagas Guedes, entre nós, singelamente, "o França".

O objetivo aqui, assinale-se, não é a propaganda oportunista dos emissários da homenagem, consoante se depreende da maioria quase que absoluta das inúmeras manifestações de pseudo-apreço já editadas, crê-se, em razão do trânsito privilegiado pelo Poder que o homenagiado magistralmente ostentava.

Norteada mais pela figura Humana ímpar que ao eminente Profissional, esta homenagem esquiva-se daquelas tantas emanadas por um sem-número de titulares, abutres, bajuladores e parasitas desse carcomido e tão pouco auto-crítico Poder, classicamente distribuído em suas oito órbitas e periferias.

Destina-se esta manifestação a relembrar da rápida e indelével passagem por este mundo da figura Humana formidável, Pai de Família carinhoso, Amigo devotado, ao sensível Companheiro de agruras e vitórias e, finalmente, humilde e desinteressado Colaborador, no sentido real das palavras aqui lavradas. Que o Pai-Celestial lhe confira a contra-partida de sua obra terrena no seio do Paraíso dos Justos!

Em junho de 2006, seu irmão publicou: "FG. mostras-te sempre o teu valor nas horas difíceis em que cada pessoa necessitou e necessita de ti, você é daqueles iluminado por Deus para fazer o bem sem olhar a quem e com a mão espalmada sempre para servir sem pedir nada em troca, te agradeço pelo que você fez comigo ontem, hoje e sempre,tenho certeza do teu senso de fraternidade para com os teus irmãos biológicos ou não; e o teu valor e teu amor principalmente na hora da GRANDE NECESSIDADE"

Em que pese a autoria familiar, nem mais nem menos que a íntegra extensão da verdade!

Nossa Equipe opta concluir esta proclamação de sincero apreço pelo Amigo ido, em face da nobreza saliente dos atos legados em vida, de que somos fiéis testemunhas, relembrando outrossim de seus arroubos Humanos e Caricatos, de seus Atos de proximidade aos Humildes e Desesperançados, da Presteza Desinteressada para com Todos (todos mesmo!) que lhe recorriam, da Personalidade Jovial dos brindes, da Patriarcal Liderança em seu íntimo feudo, e outras tantas atitudes mais e menos complexas que em muito destoavam da mesquinhez arraigada a todas as "pequenas autoridades" que lhe circundavam. Estas eminências, incapazes de enxergar a transitoriedade e a finalidade da passagem por esta existência, por mais que passado e presente insistam em lhes afrontar, continuarão sistematicamente a amealhar valores até o termo final da fugaz estadia. Continuarão a posar como propedeutas e inquilinos do olimpo estadual, massacrando, subtraindo e humilhando os que por ofício deveriam servir, para, ao final perceberem o quanto realmente perderam suas pobres almas por não terem se atido ao ofuscante exemplo deixado pelos bem-aventurados, entre os quais, nosso Amigo França!
Mas aí, àqueles, somente a Justiça Divina!

À família, nossos mais profundos votos de pesar!